FACILIDADES PARA O CIDADÃO

O Atendimento ao cidadão agiliza o
Tempo e evita as Filas
Cada vez mais o cidadão tem tido facilidades para buscar informações do serviço público em tempo ágil com relação a documentos gerais, como carteira de identidade, carteira de trabalho, titulo de eleitor, certificados, registros e segundas vias. Muitas prefeituras tem instituído centrais de atendimento onde em pouco tempo se pode conseguir tudo isso com muita facilidade e muitas vezes sem qualquer custo.
 
Nas capitais isso é muito comum, com acesso facilitado a todo público que procura este serviço. Em Porto Alegre, por exemplo, o Tudo Fácil possui unidades estrategicamente localizadas para atender o cidadão em vários pontos. Veja a seguir:

TudoFácil Zona Sul
De 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min
Rua Wencelau Escobar, 2666 – Tristeza
Fone: (51) 3311-7113 / 3311-7154

TudoFácil Centro
De 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min
Av. Borges de Medeiros, 521 – Centro
Fone: (51) 3224-1924 / 3228-1236 / 3286-2794

TudoFácil Zona Norte
De 2ª a 6ª-feira das 7h30min às 19h30min.
Rua Domingos Rubbo,, 51 – Cristo Redentor
Fone: 51) 3337-0375 / 3337-5303
Tudo Fácil: serviço consagrado em Porto Alegre
 
Mas além destes serviços, cada vez mais há uma preocupação de economia de tempo e de se evitar o deslocamento desnecessário das pessoas. Por isso, também cada vez mais se desenvolvem serviços de atendimento informatizado.

Um dos serviços disponibilizados e ainda com pouco acesso, seja por falta de hábito ou de conhecimento da população, é a página do “Cartório 24 Horas” (www.cartorio24horas.com.br), no ar há quase três anos e com poucos acessos. O Cartório 24 Horas é um serviço on-line, prático e rápido, que disponibiliza à sociedade a facilidade de solicitar a segunda via de certidões de qualquer natureza, bem como Certidões de Protestos, Certidões de Buscas de Títulos e Documentos através da internet à todos os cartórios integrantes da Rede Brasileira de Cartórios.

Atualmente o serviço está disponível em 22 estados e no Distrito Federal, abrangendo quase todo o território nacional, permitindo ao usuário ou empresa, receber seus documentos, no endereço indicado no site, com total comodidade, rapidez e segurança. Isso significa mais agilidade, otimização de seu tempo e uma excelente relação custo benefício para os usuários.

O cartórios tambem se organizaram no
serviço 24 horas para o cidadão
 
Também algumas iniciativas privadas tem obtido sucesso no atendimento ao cidadão,  com páginas na internet que fazem busca de informações e outros documentos. A “Página do Cidadão” (www.paginadocidadao.com.br), por exemplo, ultrapassou um milhão de acessos já nos primeiros 20 dias que esteve no ar. O objetivo é oferecer à sociedade respostas de qualidade, objetivas e com linguagem acessível para todos os públicos. A iniciativa surgiu pela percepção das advogadas Tarsila De La Bandera e Fernanda Castro sobre a necessidade de um local que reunisse todas as informações e ser viços de utilidade pública de uma maneira fácil e prática. “Há respostas para as mais variadas perguntas, desde como tirar o CPF até onde encontrar pontos de coleta de lixo eletrônico”, explica Tarsila.
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