15 DICAS PARA UM DIA-A-DIA MAIS SUSTENTÁVEL
O futuro é agora, hoje, nesse segundo. Por isso, as atitudes que você toma desde já fazem total diferença na qualidade de vida que você tem e no mundo em que seus filhos crescerão e criarão seus netos.
O papo pode parecer uma bronca, mas é extremamente necessário discutir pontos importantes que definem como vivemos e lidamos com o meio ambiente, tais como:
Há muitos danos sim, mas a boa notícia é que a gente ainda consegue reverter esse quadro e ajudar o planeta. Basta adotar medidas simples dentro e fora de casa. Se cada um fizer um pouquinho, o impacto será positivo. Afinal, ser sustentável é pensar no todo e agir em prol do grupo.
A empreendedora social Marianne Costa, 31 anos, já começou a fazer a sua parte e trouxe Maria Luiza, de 2 anos e meio, junto.
“Escolhemos a pedagogia Waldorf para educar nossa filha. Na escola dela tem horta, pomar, galinhas. Vira e mexe ela volta para casa suja de terra e é nisso que acreditamos. Lá ela aprende brincando valores humanos, como conviver em harmonia com a natureza, com as pessoas, com os animais”, exemplifica ela, que lidera a Raízes Sustentável, projeto que trabalha com turismo de base comunitária.
Além da educação da filha na escola, Marianne envolve a pequena e o marido em ações sustentáveis dentro de casa. “Diminuímos o consumo geral; doamos brinquedos e livros; focamos em presentes mais significativos, como artesanatos e os ecologicamente corretos; fazemos compras semanais para evitar o desperdício”, exemplifica.
Eles também reutilizam a água da máquina de lavar para limpeza, separam o lixo orgânico para composteira e usam a bicicleta para transitar pelo bairro. “Também boicotamos marcas envolvidas em trabalho escravo”, acrescenta.
Você também quer dar sua contribuição? Pedimos ajuda à empresária Fernanda Cortez, idealizadora do projeto “Menos 1 Lixo”, que incentiva a diminuição da produção do lixo através de substituição dos copos descartáveis por um modelo reutilizável.
É ela quem lista 13 dicas fáceis para qualquer família adotar no dia a dia e conseguir manter uma vida cada vez mais sustentável.
- Frequente Brechós. Afinal, criança perde roupa muito rápido e tem ótimas opções de segunda mão. Você pode tanto vender como comprar peças ali.
- Reaproveite Roupas. Sabe aquela peça do filho mais velho?! Então, passe-a para o mais novo ou participe de feiras de trocas, que podem ser organizadas por você mesma com as mães da escola das crianças.
- Ensine seu filho a dividir. Isso ajuda a ser menos individu
alista, pensando em uma sociedade para o consumo colaborativo.
- Faça do ensopado de hoje o suflê de amanhã. Ditado popular sempre tem razão. Aproveite os alimentos ao máximo, utilizando cascas, talos em outras receitas. Não desperdice!
- Economize! Não deixar torneira e chuveiro ligados sem estarem em uso é passo básico. Luz ligada ou porta de geladeira aberta, então, nem pensar!
- Junte bastante roupa para lavar tudo de uma vez. Assim, você enche a máquina de lavar, sem desperdiçar água.
- Transforme a capa velha da almofada em uma linda boneca de pano.
- Alugue brinquedos e utensílios que as crianças perdem rápido, como cadeirinha de comer, andador etc. Você também pode disponibilizar suas peças quando os filhos não as usarem mais.
- Substitua sacolas plásticas por ecobags. E, sempre que der, coloque o que comprou na bolsa do dia a dia. Aí nem em ecobags você precisará investir.
- Compre a granel. Menos embalagens e produtos comprados na quantidade certa significam menos desperdício também.
- Recheie a lancheira com mais frutas e alimentos não processados. Isso é melhor para a saúde das crianças e gera menos lixo.
- Use copo reutilizável. Vale tanto para as crianças quanto para os adultos, que podem evitar o uso de copos e mais copos de plástico durante o dia.
- Faça compostagem doméstica. É fácil, as crianças já aprendem desde cedo a separar os alimentos orgânicos e entendem na prática que tudo na natureza se transforma, além de ser uma ótima forma de deixar as plantas sempre adubadas.
- Use fraldas de pano sempre que possível. Os aterros estão lotados de fraldas descartáveis.
- Prefira alimentos orgânicos. Eles são melhores para seus filhos, para você e para o meio ambiente.
Fonte: Revista do Meio Ambiente – www.revista.rebio.org.br
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!