15 DICAS PARA UM DIA-A-DIA MAIS SUSTENTÁVEL

FAM1O futuro é agora, hoje, nesse segundo. Por isso, as atitudes que você toma desde já fazem total diferença na qualidade de vida que você tem e no mundo em que seus filhos crescerão e criarão seus netos.

O papo pode parecer uma bronca, mas é extremamente necessário discutir pontos importantes que definem como vivemos e lidamos com o meio ambiente, tais como:

Há muitos danos sim, mas a boa notícia é que a gente ainda consegue reverter esse quadro e ajudar o planeta. Basta adotar medidas simples dentro e fora de casa. Se cada um fizer um pouquinho, o impacto será positivo. Afinal, ser sustentável é pensar no todo e agir em prol do grupo.

A empreendedora social Marianne Costa, 31 anos, já começou a fazer a sua parte e trouxe Maria Luiza, de 2 anos e meio, junto.

FAM2

O consumo de fraldas é um modo efetivo de poluição ambiental

“Escolhemos a pedagogia Waldorf para educar nossa filha. Na escola dela tem horta, pomar, galinhas. Vira e mexe ela volta para casa suja de terra e é nisso que acreditamos. Lá ela aprende brincando valores humanos, como conviver em harmonia com a natureza, com as pessoas, com os animais”, exemplifica ela, que lidera a Raízes Sustentável, projeto que trabalha com turismo de base comunitária.

Além da educação da filha na escola, Marianne envolve a pequena e o marido em ações sustentáveis dentro de casa. “Diminuímos o consumo geral; doamos brinquedos e livros; focamos em presentes mais significativos, como artesanatos e os ecologicamente corretos; fazemos compras semanais para evitar o desperdício”, exemplifica.

Eles também reutilizam a água da máquina de lavar para limpeza, separam o lixo orgânico para composteira e usam a bicicleta para transitar pelo bairro. “Também boicotamos marcas envolvidas em trabalho escravo”, acrescenta.

Você também quer dar sua contribuição? Pedimos ajuda à empresária Fernanda Cortez, idealizadora do projeto “Menos 1 Lixo”, que incentiva a diminuição da produção do lixo através de substituição dos copos descartáveis por um modelo reutilizável.

É ela quem lista 13 dicas fáceis para qualquer família adotar no dia a dia e conseguir manter uma vida cada vez mais sustentável.

  1. Frequente Brechós. Afinal, criança perde roupa muito rápido e tem ótimas opções de segunda mão. Você pode tanto vender como comprar peças ali.
  2. Reaproveite Roupas. Sabe aquela peça do filho mais velho?! Então, passe-a para o mais novo ou participe de feiras de trocas, que podem ser organizadas por você mesma com as mães da escola das crianças.
  3. Ensine seu filho a dividir. Isso ajuda a ser menos individu
    FAM3

    Visitar brechós de roupas usadas tambémé uma boa alternativa de sustentabilidade

    alista, pensando em uma sociedade para o consumo colaborativo.

  4. Faça do ensopado de hoje o suflê de amanhã. Ditado popular sempre tem razão. Aproveite os alimentos ao máximo, utilizando cascas, talos em outras receitas. Não desperdice!
  5. Economize! Não deixar torneira e chuveiro ligados sem estarem em uso é passo básico. Luz ligada ou porta de geladeira aberta, então, nem pensar!
  6. Junte bastante roupa para lavar tudo de uma vez. Assim, você enche a máquina de lavar, sem desperdiçar água.
  7. Transforme a capa velha da almofada em uma linda boneca de pano.
  8. Alugue brinquedos e utensílios que as crianças perdem rápido, como cadeirinha de comer, andador etc. Você também pode disponibilizar suas peças quando os filhos não as usarem mais.
  9. Substitua sacolas plásticas por ecobags. E, sempre que der, coloque o que comprou na bolsa do dia a dia. Aí nem em ecobags você precisará investir.
  10. Compre a granel. Menos embalagens e produtos comprados na quantidade certa significam menos desperdício também.
  11. Recheie a lancheira com mais frutas e alimentos não processados. Isso é melhor para a saúde das crianças e gera menos lixo.
  12. Use copo reutilizável. Vale tanto para as crianças quanto para os adultos, que podem evitar o uso de copos e mais copos de plástico durante o dia.
  13. Faça compostagem doméstica. É fácil, as crianças já aprendem desde cedo a separar os alimentos orgânicos e entendem na prática que tudo na natureza se transforma, além de ser uma ótima forma de deixar as plantas sempre adubadas.
  14. Use fraldas de pano sempre que possível. Os aterros estão lotados de fraldas descartáveis.
  15. Prefira alimentos orgânicos. Eles são melhores para seus filhos, para você e para o meio ambiente.

Fonte: Revista do Meio Ambiente – www.revista.rebio.org.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *