EDITAL: V FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL DA V FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA PROFISSIONAL UNIPACS

TEMA: INTERDISCIPLINARIDADE: revelando novas fronteiras e desafios

 

APRESENTAÇÃO

           Apresentamos a V FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (FIC) DA ESCOLA PROFISSIONAL UNIPACS, com tema central: INTERDISCIPLINARIDADE: revelando novas fronteiras e desafios. A motivação da UNIPACS em organizar a V FIC-UNIPACS surgiu da necessidade de prosseguir com as discussões científicas e aprofundar a temática na formação de profissionais técnicos em âmbito nacional. Pretende-se enfatizar a interdisciplinaridade como uma prática que está em processo de construção e desenvolvimento, demonstrando suas relações com os diferentes campos de atuação do ensino técnico atual.

O evento destaca a interdisciplinaridade como tema transversal e fortalecedor para o ensino técnico, focalizando a cientificidade produzida pelos alunos, nos diversos cenários dos cursos que fazem parte da Escola UNIPACS.

Participe dessa construção! Venha para a FIC!

 

OBJETIVOS:

 – Promover a interdisciplinaridade entre as diversas áreas de atuação dos cursos técnicos da Escola Unipacs;

– Incentivar a divulgação das atividades de estágio e pesquisa desenvolvidas pelos alunos dos Cursos Técnicos nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, com a orientação de professores dos respectivos componentes curriculares;

– Oferecer aos alunos da Escola Unipacs um panorama dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos pela instituição;

– Oportunizar um espaço para a exposição de trabalhos de iniciação científica realizados por alunos e professores da Escola Unipacs e de outras instituições de ensino;

– Propiciar o intercâmbio de atividades realizadas pelos alunos com o intuito de incentivar a comunidade discente na produção de pesquisa científica.

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Presidente  – Prof. Enf. Antônio Nazário

Diretora: Cristina Nazário

Coordenadora geral do evento: Luciana Bauer

Coordenação pedagógica: Luciana Bauer – Veronica Gonçalves

Secretaria do evento – Bruna Bock

Coordenadores dos Cursos Técnico em Edificações – prof. Jairo Schutz

Técnico em Enfermagem – Profª. Jaqueline Valesan

Técnico em Radiologia – Profª Fernanda Machado

Técnico em Nutrição – Profª Camila Scarpatto

Técnico em Segurança do Trabalho – profª Karine Zingano

 

Subcomissões  –
Científica: Prof. Dr. Gustavo Marques da Costa – Márcia Aparecida Vidal dos santos

Organização sociocultural e divulgação: Tatiane Fernandes

 

DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

 Data: no dia 24 de outubro 2019, das 09:00 às 22h:20min.

Local: Escola Profissional UNIPACS.

Endereço: Avenida D. Pedro, n°73 – Centro. CEP 93265-140 – Esteio (RS)

Telefone: (51) 33033-2771

 

INSCRIÇÕES:

CATEGORIA 1ª etapa das inscrições

27/05/2019 a 06/09/2019

2ª etapa das inscrições

09/09/2019 a 11/10/2019

PROFESSORES DA UNIPACS COM TRABALHOS EXTERNOS R$ 20,00 reais R$ 25,00 reais
ESTUDANTES R$ 15,00 reais R$ 20,00 reais
PROFESSORES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES R$ 25,00 reais R$ 30,00 reais
COMUNIDADE EM GERAL R$ 25,00 reais R$ 30,00 reais

– Local: financeiro junto à secretaria da escola.

VAGAS LIMITADAS – Não haverá inscrições no local.

 

PROGRAMAÇÃO:

ABERTURA DA FEIRA:

Manhã: 9h – 10h: Recepção e auxílio para exposição dos pôsteres.

Tarde: 15h – 16h: Recepção e auxílio para exposição dos pôsteres.

Noite: 18h – 19h: Recepção e auxílio para exposição dos pôsteres.

 

19h19h20min

– ABERTURA SOLENE

– MESA REDONDA: Palestrante

 19h20min – 19h30min: ESPAÇO PARA QUESTIONAMENTOS

Horários para Apresentação Oral dos Trabalhos selecionados:

19h30min – 19h45min

19h45min – 20h

20h – 20h15min

20h15min – 20h30min

20h30min – 20h45min – INTERVALO

Manhã: 10h – 11h MINICURSOS: duração de 1h nas diversas temáticas dos cursos Técnicos da Unipacs.

Tarde: 16h – 17h MINICURSOS: duração de 1h nas diversas temáticas dos cursos Técnicos da Unipacs.

Noite: 20h45min – 22h – MINICURSOS: duração de 1h nas diversas temáticas dos cursos Técnicos da Unipacs.

 

Obs.: Após término da exposição conforme horário e turno, os autores deverão retirar o(s) trabalho(s) do local.

 

TRABALHOS CIENTÍFICOS:

Submissão

           Os trabalhos deverão ser encaminhados para o e-mail unipacsfeiracientifica@gmail.com

; anexando os arquivos em Word, sob a forma de resumo simples (250 a 350 palavras) ou resumo expandido (1.000 a 1.200 palavras); a totalidade de palavras do resumo incluirá o título, objetivos, método, resultados, conclusão ou considerações finais e referências (no máximo cinco [5], no estilo ABNT). O número máximo de autores por trabalho é de 8 autores, incluindo o relator.

O texto do resumo deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa. Não incluir figuras, tabelas ou quadros.

O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas, com recuo de 2 cm da margem esquerda, em negrito. Os autores deverão indicar uma das áreas temáticas do evento, ao final do resumo:

 

Áreas temáticas:

 – Enfermagem

– Segurança do Trabalho

– Meio Ambiente

– Nutrição

– Edificações

– Radiologia

 

É obrigatório que o relator do trabalho esteja com inscrição paga no evento para que o trabalho submetido seja aceito para apresentação em formato pôster. O relator deverá enviar o comprovante digitalizado, no formato PDF ou JPEG, anexado ao submeter o resumo. O relator poderá submeter um trabalho.

  1. Critérios para avaliação dos resumos

Além dos requisitos de preparação dos resumos listados, o processo de avaliação seguirá as regras a seguir:

  1. a) O conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central da V FIC-UNIPACS e relacionar-se a área temática escolhida.
  2. b) O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica.
  3. c) Encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor.
  4. d) O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.

          Para a exposição em pôster serão previstos painéis para afixá-los. Cada pôster terá reservado um espaço numerado e o relator (a) deverá identificar o número do painel atribuído e colocar o seu pôster na data e hora programada, junto à recepção do evento. Obs: o relator deverá retirá-lo imediatamente após o término da sessão. A organização da V FIC-UNIPACS não se responsabilizará pelos pôsteres que não forem retirados no prazo estabelecido, sendo que os mesmos serão desprezados. O relator deverá ficar junto ao Pôster para receber os visitantes e aguardar a Comissão Avaliadora que atribuirá uma nota para o Pôster com o objetivo de premiar as melhores apresentações por Área. Os pôsteres deverão ser elaborados rigorosamente dentro das normas e configurações a seguir:

1 – Estrutura e dimensões do pôster: elaborado nas dimensões 70 cm de largura X 1m de altura. É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.

2 – Conteúdo do pôster. O pôster deverá conter o título do trabalho e mencionar a titulação e instituição de origem dos autores.

 

OBSERVAÇÕES

– Os resumos deverão ser submetidos via e-mail 27 de maio de 2019 até o dia 11 de outubro de 2019.

– A comissão científica somente irá avaliar os trabalhos que estiverem dentro das normas, sendo que o autor receberá via e-mail carta de aceita.

– Substituição de arquivo somente poderão ser realizadas até a data anterior (10 de setembro de 2019) a submissão de um novo arquivo elimine automaticamente o envio anterior.

– Detalhamento sobre estrutura do resumo está disponível no anexo deste edital.

– Os certificados de apresentação de trabalhos serão fornecidos somente aos relatores que efetivamente comparecerem e apresentarem seus trabalhos.

– A emissão de um segundo certificado de apresentação de trabalhos, após o período do evento, será cobrada uma taxa de R$ 20,00 por certificado emitido.

– A carta de aceite será enviada para o trabalho que obedecer as regras citadas no texto deste edital e também constará a forma na qual o trabalho será apresentado: oral ou pôster.

– Para os trabalhos a serem apresentados na forma ORAL, o autor inscrito na Feira receberá via e-mail da comissão organizadora um arquivo com slides padrão, no qual não poderá ultrapassar o limite de 10 slides.

– Os resumos aprovados serão inclusos nos Anais do V FIC UNIPACS.

 

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS E SESSÕES DE APRESENTAÇÃO

Serão considerados aceitos para apresentação: os trabalhos avaliados positivamente pela Comissão Organizadora do evento.

 

DURAÇÃO DO EVENTO

– O evento terá 3h de duração.

 

CERTIFICADO

Haverá a emissão de apenas um certificado, considerando a participação no evento. Para aqueles que apresentarem trabalhos, haverá a emissão do certificado de participação no evento, bem como de outro referente à apresentação de trabalhos.

– Palestrantes poderão enviar os resumos das palestras para compor o livro dos anais da V FIC da Unipacs, conforme orientação referente a submissão de resumos.

Os certificados serão entregues aos participantes até 30 dias após o evento.

 

PREMIAÇÃO:

– Os dois melhores trabalhos de cada área receberão prêmio de destaque;

 

INSCRIÇÃO PARA MINI CURSOS:

Os Mini Cursos garantem um excelente nível em educação continuada, investimento R$ 15,00 que deverá ser efetivado no Financeiro da Escola.  A oferta dos mini cursos será divulgada até dia 05/07/2019

 

DATAS IMPORTANTES:

Envio dos trabalhos: 27 de maio a 11 de outubro de 2019.

Divulgação da avaliação dos trabalhos: 21 de outubro 2019.

Recolhimento de taxa de inscrição dos trabalhos: 27 de maio a 11 de outubro de 2019 no Financeiro da Escola.

Divulgação da ordem de apresentação dos trabalhos que cumprirem todos os requisitos dia 21 de outubro de 2019 no mural da Escola.

Inscrições para Mini Curso: 16 de setembro a 21 de outubro de 2019.

Data do Evento e Apresentação dos trabalhos 24 de outubro 2019.

Atenciosamente

Comissão Organizadora da V FIC da Unipacs

  

Anexos

 

TÍTULO DO TRABALHO

(Letras maiúsculas, fonte Arial 14, centralizado e negrito)

120 caracteres no máximo

Autores separados por vírgulas; não dar espaçamento entre as iniciais.

Exemplo: Oliveira AS*, Justo FC, Barbosa RC.

(Atenção: sobrenome e iniciais de autor principal identificado pelo asterisco). 

Introdução

Objetivos

Metodologia ou Material e Métodos

Resultados e Conclusões finais ou parciais.

Digite o texto em linhas corridas, sem parágrafos, sem subtítulos e contendo entre de resumo simples (250 a 350 palavras) ou resumo expandido (1.000 a 1.200 palavras) (incluindo os espaços) em fonte Arial 12.

Descritores: No mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave

 

Clique aqui e acesse o Edital completo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *