UNIPACS investe na utilização da energia solar

Painéis fotovoltaicos são instalados na fachada da Escola localizada no Centro de Esteio

Por Dra., MsC Michele Gomes

Na atualidade vivemos um momento crucial em que a preservação de nossos recursos naturais é papel não só de nossos governantes, mas uma participação ativa de nossa sociedade. Mobilizada pelo conceito de smart cities, cidades inteligentes, onde soluções tecnológicas para cidades estão sendo criadas em todos os cantos do mundo, desde pequenas empresas a multinacionais, a escola técnica profissional UNIPACS, implementou em sua fachada fonte de energia renovável.

A UNIPACS investiu na utilização da energia solar por possuir vantagens como produzir energia renovável e limpa, sem produzir resíduos poluentes, bem como promover a conscientização ambiental e sócio-cultural pelo uso de uma energia limpa e gratuita.

Vivemos em um país que dispõe de um dos maiores potenciais do mundo para o aproveitamento de energias renováveis principalmente a energia solar, e além de ecologicamente correto, é uma fonte inesgotável.
A aplicação de energia fotovoltaica tem como objetivo a utilização em pequenas instalações (pequenas cargas) que a torna, econômica, eficiente e segura para áreas urbanas, é um sistema fotovoltaico interligado a rede pública, dispensando o armazenamento local e seu aproveitamento é quase total, pois quando houver excesso da produção em relação ao consumo, este é repassado a concessionária, gerando crédito para o proprietário.
O elemento básico de um sistema fotovoltaico é a célula, que realiza a conversão da energia radiante em eletricidade através do efeito fotovoltaico. Cada célula gera uma tensão elétrica da ordem de 0,4 a 0,5 Volt6, que sendo associadas em série pode aumentar essa tensão desejada, na saída de cada módulo se tem a soma da energia produzida por cada célula resultando num gerador com energia significativa. Sendo assim, um conjunto de células associadas em série paralelo forma um painel fotovoltaico, e com outros dispositivos como acumuladores, conversores e inversores constituem um sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica, e por estarem dispostas em módulos, o sistema pode ser expandido.

Este sistema é utilizado como suprimento de energia elétrica da Estação Espacial Internacional-EEI, onde os painéis solares rastreiam o sol a cada órbita ao redor da TERRA, para maximizar a sua performance.

Através da utilização de um planejamento integrado de recursos a Escola UNIPACS- Esteio, aplicou painéis fotovoltaicos em sua fachada, e vem mitigando impactos ambientais relacionados à obtenção de energia e provendo sustentabilidade na sociedade.

Enquanto o impacto ambiental gerado durante a obtenção de energia vem sendo discutido mundialmente, a Escola Profissional UNIPACS – Esteio, destaca-se pelo seu empreendedorismo e inovação e sustentabilidade, implementando o uso da energia solar, junto a sua estrutura arquitetônica, que pode ser visualizada em sua fachada, na rua Dom Pedro 73- Esteio RS.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *