O PODER DE AJUDA DAS MÍDIAS SOCIAIS

A mobilização de milhares de internautas e a divulgação em massa de um vídeo caseiro postado no YouTube vai mudar a vida de um jovem de 22 anos, chamado Oziel, que teve um tipo de câncer raro na face e perdeu metade do rosto.

Graças a uma campanha na internet, em pouco mais de 38 horas Oziel conseguiu arrecadar os R$ 106.670,98 necessários para a realização da cirurgia que vai reconstruir o seu rosto.
Oziel: um problema no dente se transformou num câncer no rosto

O sucesso da campanha se deve ao envolvimento de uma rede de vlogueiros – pessoas que mantêm blogs na internet em formato de vídeos. Tudo começou no dia 30 de março, quando o próprio Oziel postou um vídeo caseiro contando a sua história. Lá ele decidiu mostrar a cara, sem máscara, e relatou detalhes da doença que lhe fez perder parte do rosto. Ele pedia ajuda para conseguir dinheiro para a cirurgia.

Nos primeiros dias, o vídeo teve poucos acessos. Até que foi visto pelo vlogueiro Felipe Buarque, que, voluntariamente, decidiu abraçar a história do Oziel.
“A primeira idéia foi criar um site reunindo as informações sobre o caso. As pessoas precisavam saber que o Oziel realmente existe, que aquele vídeo não era uma montagem. E quanto mais eu investigava, mais eu me envolvia com o caso”, conta Buarque.
A segunda idéia foi disparar um e-mail para toda a comunidade de vlogueiros e pedir que as pessoas fizessem vídeos contando a história do Oziel. Assim, em poucos dias, pelo menos outros 40 vídeos falando sobre o jovem foram postados na internet.
O grupo também marcou um tuitaço (manifestação no Twitter) para o dia 12 de abril. Todos usaram a tag #ForçaOziel e o movimento chegou a ficar em primeiro lugar nos trend topics do microblog. Mas, apesar dos esforços, ainda era pouco.
Buarque então decidiu entrar em contato com o vlogueiro Filipe Neto – que possui um dos perfis mais visitados do microblog, com mais de 1,6 milhão de seguidores. A ideia era fazer Neto também se envolver e, assim, levar o vídeo para mais pessoas.
Deu certo. Neto topou se envolver, mas tomou alguns cuidados, como pedir que o dinheiro arrecadado fosse administrado por uma entidade isenta (no caso, o Rotary Club). Também pediu que as doações fossem controladas por um site que bloquearia novas doações assim que o valor pedido fosse atingido.
Filipe Neto, um dos vlogueiros responsáveis pela campanha

Neto fez um novo vídeo, com a participação do Oziel, e postou o material na madrugada do dia 20. Ao meio-dia do dia 21 eles já tinham arrecadado o dinheiro necessário. “Não agi sozinho. Há várias outras pessoas engajadas no projeto. Mas, confesso que não esperava um retorno tão rápido”, diz Neto, que tem como público-alvo jovens de 13 a 24 anos.
História. Oziel mora em Lucas do Rio Verde, no interior de Mato Grosso. Aos 9 anos, procurou um dentista para tratar uma carne esponjosa no dente. Foi encaminhou para um médico em Cuiabá que não soube diagnosticá-lo e receitou bochecho três vezes ao dia e antibiótico.
O caso piorou e três anos depois Oziel veio a São Paulo, onde foi diagnosticado o câncer raro. Fez várias cirurgias para retirar o tumor e tentou colocar enxertos para reconstruir o rosto, mas nada deu certo. Parou de estudar, pois não conseguia frequentar a escola e por onde passava era alvo de olhares e comentários.
 
Há dez anos o jovem usa uma máscara cirúrgica para cobrir o defeito no rosto. Mora com a mãe e ganha a vida vendendo espetinhos. “Antes eu me incomodava mais, hoje estou acostumado. Mas não vejo a hora de colocar a prótese e poder sair de casa sem máscara”, disse. “Quero voltar a estudar e fazer faculdade.” 
 
A cirurgia será realizada no Instituto Branemark, em Bauru, entidade filantrópica especializada em reconstrução facial. Segundo a cirurgiã Raquel D’Aquino Caminha, o caso do jovem é bastante complexo e, por isso, não é possível afirmar quantas cirurgias serão necessárias. “Nosso objetivo é colocar as próteses e devolver a fisionomia do rosto de Oziel.”

Para acessar o vídeo da Campanha “Ajude Oziel” clique em http://www.youtube.com/watch?v=3wFS6RX1mPo&feature=related

Fonte: www.estadao.com.br (acesso em 25.04.2012)
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